-->

20.12.23

UFPB aprova uso de banheiros segundo identidade de gênero

 O Conselho Universitário da Universidade Federal da Paraíba (Consuni-UFPB) aprovou o uso dos banheiros da instituição de acordo com a identidade de gênero de cada usuário. A medida foi aprovada durante reunião na segunda-feira (18), mas confirmada pela assessoria de comunicação da unidade nesta terça (19).

Com a medida, pessoas travestis, transexuais, não binárias e transgêneros podem usar banheiros e outros espaços – que costumam ser separados por gênero - de acordo com a identidade de gênero autodeclarada, independentemente do que conste nos documentos delas.

A universidade, por outro lado, não detalhou se a decisão já está em vigor.


No parecer da alteração, a universidade destaca que um novo texto deve alinhar como a decisão será regulamentada.

Além disso, o documento também recomenda a produção de cartazes impressos para orientar a população acadêmica quanto ao uso desses espaços, assim como outras campanhas educativas.




Acusado de tirar a vida de Rodrigo em Lagoa do Mato, responderá em liberdade após confessar o crime.

 Um homem, que é acusado de cometer um assassinato na zona rural de Remígio, se apresentou à polícia na Delegacia de Esperança nesta segunda-feira (18), foi interrogado e responderá pelo crime em liberdade. A informação foi repassada pela Polícia Civil.

A vítima foi identificada Rodrigo Lima de Araújo. Ele foi alvejado e morto no dia 17 de dezembro deste ano, no distrito de Lagoa do Mato, em Remígio.

Após o crime, os investigadores passaram a apurar o caso e conseguiram identificar o acusado. Após ser capturado e interrogado, o homem confessou o crime e disse ter agido em legítima defesa. Além disso, ele também informou aos policiais a localização da arma usada no crime.

O acusado responderá pelo crime em liberdade.



Homem que levou R$ 100 mil reais de um banco com apenas uma faca é preso

  Foi preso na tarde desta terça-feira, 19, o homem acusado de roubar uma agência bancária na cidade de Alagoa Nova, no Brejo da Paraíba.

O criminoso identificado como Juvelino Ursulino, foi conduzido para a Delegacia de Polícia Civil de Esperança.

Juvelino é acusado de render dois vigilantes, tomar dois revolveres calibre 38, um colete balístico, e mais 103 mil reais e tudo isso usando apenas uma faca peixeira.

Na fuga o criminoso saiu andando normalmente até a zona rural, onde após 20 horas de buscas um grupo especial da PM o localizou e deu voz de prisão.

Todo o material subtraído foi recuperado.




Vingança ou dívidas? Homem é morto em Campina Grande/PB

 Na noite desta terça-feira (19) na Rua Manoel Gomes de Melo, na Vila dos Teimosos, Bodocongó, em Campina Grande. Flávio de Souza Barbosa,43 anos, foi alvejado a tiros vindo a falecer no local por volta das 22h30.

Segundo a irmã de Flávio de Souza, ele era usuário de drogas e que anteriormente estava internado em uma clínica de reabilitação, mas havia fugido. Ainda conforme a irmã, o homem já havia sido preso diversas vezes. 

Segundo a Polícia Militar, no local foi feita uma consulta ao Banco Nacional de Mandados de Prisão, onde foi constatado um mandado de prisão em aberto contra a vítima pelo crime de violência doméstica. Ele já respondia pelos crimes de falsificação de moeda, furto, ameaça e desacato.

O caso está investigado pelos Investigadores da DHPP de Campina Grande.



Suspeito de cometer crime contra a vida do companheiro é detido em Rio Tinto/PB

Um homem foi preso suspeito de matar o próprio companheiro a tiros no município de Rio Tinto, na Paraíba. De acordo com a polícia, a motivação do crime teria sido por ciúmes. A prisão ocorreu na manhã desta terça-feira (19), após investigação da Polícia Civil, por meio da 7ª Delegacia Seccional de Mamanguape. 

De acordo com o delegado Sylvio Rabello, a vítima teria pedido pela separação, afirmando que não queria mais estar no relacionamento. No entanto, o autor do crime, identificado como Robson Martins, de 33 anos, não aceitou o término, o que resultou no h0micídi0.

O acusado encontra-se a disposição da justiça.



Projeto de lei na Paraíba tenta barra influenciadores de realizar propagandas de jogos digitais irregulares

  A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, por unanimidade, o projeto de lei que veda a divulgação por influenciadores digitais de jogos comercializados por plataformas estrangeiras na Paraíba.

O texto da lei nº 1. 507/2023 diz que “para fins de definição e aplicação desta lei, influenciadores digitais são pessoas físicas ou jurídicas que mantenham páginas em redes sociais com mais de 10. 000 (dez mil) seguidores ou sites com acessos únicos mensais igual ou superior a 10.000 (dez mil). ”

Na justificativa, o deputado Wilson Filho disse que um “aspecto relevante é o combate às atividades ilegais, uma vez que plataformas estrangeiras muitas vezes operam à margem da lei. A proibição de divulgação por influenciadores digitais cria uma barreira adicional contra a atuação dessas entidades, contribuindo para a fiscalização e controle mais efetivos por parte dos órgãos competentes.”

#tigrinho #aviãozinho